Pulsar Centro de Atendimento Cardiológico

Nós cuidamos de você

Exames

Eletrocardiograma computadorizado

Como é feito?
O exame é realizado por uma técnica, que coloca eletrodos no tórax e em braços e pernas do paciente que fica deitado na maca. Não é utilizado nenhum material invasivo como agulhas. A técnica registra os batimentos cardíacos no computador, o que é avaliado posteriormente pelo médico para laudar.

Para que serve?
É um exame utilizado para avaliação de arritmias, frequência cardíaca, infarto do coração. É muito utilizado em avaliações gerais, por ser um exame simples de ser realizado e que permite a visualização de diversos problemas.

Preparo?
Não necessita preparo para o exame. Pacientes com muitos pelos podem fazer uma raspagem ou aparar os pelos para facilitar e melhorar a qualidade do exame. Pacientes que usarem cremes ou se estiverem com a pele muito oleosa pode ser necessário limpeza com álcool no momento do exame.

Contra-indicações?
Não existem contra-indicações. Mesmo pacientes com lesões de pele ou que não tenham algum dos membros (pernas ou braços) poderão realizar o exame com uma maneira diferente de posicionar os eletrodos.