Pulsar Centro de Atendimento Cardiológico

Nós cuidamos de você

Exames

Holter 24 horas

Como é feito?
Uma técnica posiciona eletrodos no tórax do paciente e coloca os fios no aparelho que ficará na cintura do paciente de um dia para o outro. Após a retirada do aparelho, o exame será passado ao computador, e o médico irá analisar todo o traçado para realização do laudo do exame.

Para que serve?
Um aparelho de eletrocardiograma que irá acompanhar o paciente durante seu uso. Permite avaliar arritmias e isquemia do coração em pacientes que tenham tontura, desmaios, palpitações e outros sintomas. Pode ser utilizado para avaliar o tratamento de arritmias, após infarto ou quadros de acidente vascular encefálico (derrame) ou embolias.

Preparo?
Se o paciente tem marcapasso artificial, desfibrilador ou ressincronizador deverá trazer sua carteirinha, que será copiada para possibilitar a leitura adequada do exame. O paciente deverá vir de banho tomado (não poderá retirar ou molhar o aparelho). Dar preferência para roupas de 2 peças, calça e blusa, pois o aparelho ficará em um cinto na cintura do paciente. A blusa, camisa ou camiseta deverá ser larga, pois os eletrodos e os fios não podem ser comprimidos, sob risco de baixa qualidade do exame. Por favor, não puxe os fios, cabos, não suje, bata ou deixe cair o aparelho, lembre-se que outros pacientes precisam deste exame, assim como você.

Contra-indicação?
Não existem contra-indicações.

Cuidados com o aparelho durante o exame: o aparelho não poderá ser molhado, não deve ficar perto de computadores, celulares, caixas de som, aparelhos eletrônicos, devido a interferência gerada, que pode atrapalhar a qualidade do exame. O paciente não deverá ter contato com ímãs e colchões magnéticos, pelo mesmo problema citado anteriormente. A maior parte dos aparelhos não tem luz, não pisca, não aparece nada no visor, isto não quer dizer que o aparelho não está funcionando.

Posicionamento dos eletrodos: caso algum eletrodo saia do lugar, ou caia, favor colocar conforme imagens abaixo.