Pulsar Centro de Atendimento Cardiológico

Nós cuidamos de você

Exames

MAPA 24 horas (mapeamento ambulatorial da pressão arterial)

Como é feito?
Uma técnica posiciona a braçadeira no braço do paciente e conecta no aparelho que ficará na cintura do paciente de um dia para o outro. A braçadeira é envolvida em fita crepe, pois se sair do lugar, o exame pode não ser conclusivo. Após a retirada do aparelho, o exame será passado ao computador, e o médico irá verificar a variação pressórica para fazer o laudo do exame.

Para que serve?
Um aparelho de pressão que irá acompanhar o paciente durante seu uso. Permite avaliar a medicação em uso, hipertensão mascarada, síndrome do jaleco branco e hipertensão arterial comum.

Preparo?
O paciente deverá vir de banho tomado (não poderá retirar ou molhar o aparelho). Dar preferência para roupas de 2 peças, calça e blusa, pois o aparelho ficará em um cinto na cintura do paciente. A blusa, camisa ou camiseta deverá ter as mangas largas, pois a braçadeira será insuflada durante o exame várias vezes ao longo do dia. Por favor, não puxe os fios, cabos, não suje, bata ou deixe cair o aparelho, lembre-se que outros pacientes precisam deste exame, assim como você.

Contra-indicação?
Grávidas devem ficar atentas, pois o uso do aparelho durante as 24 horas pode provocar contrações (verifique com seu médico a possibilidade de realizar outro tipo de avaliação). Pacientes com problemas circulatórios nos braços ou com alto risco de trombose ou sangramento também podem apresentar complicações durante as 24 horas, confirmar a possibilidade de realização de outro tipo de avaliação com seu médico.

Cuidados com o aparelho durante o exame: a braçadeira deve estar muito apertada em seu braço, para fazer as medidas apropriadas durante o exame. Tente manter o braço relaxado durante as medidas, para evitar necessidade de repetição da medida. Se tiver dores no braço ou o mesmo aparentar vermelhidão intensa ou arroxeamento, retirar o aparelho e desligar conforme orientação. A borracha que está conectada não pode ser perfurada ou rasgada, pois assim o aparelho não conseguirá realizar as medidas. O aparelho não poderá ser molhado, não deve ficar perto de computadores, celulares, caixas de som, aparelhos eletrônicos, devido a interferência gerada, que pode atrapalhar a qualidade do exame. O paciente não deverá ter contato com ímãs e colchões magnéticos, pelo mesmo problema citado anteriormente. A maior parte dos aparelhos não tem luz, não pisca, não aparece nada no visor, isto não quer dizer que o aparelho não está funcionando.